Skip to main content

CLIPPING

lundi, septembre 18, 2023

Adultos a Ler

Fonte: PNL2027

iREAD4Skills é um projeto de leitura+ fácil, que pretende combater as baixas competências e práticas de leitura e escrita dos adultos através de uma solução digital integrada com ferramentas automáticas para português europeu. Estas ferramentas asseguram a análise, classificação e conversão de obras literárias e de textos científicos e informativos mais complexos e formais para os níveis + Fácil (A1-A2) e + Claro (B1).

Com esta solução tecnológica pretende-se:

  • desenvolver as capacidades de leitura e o gosto pela aprendizagem e pelo conhecimento humanístico, científico e digital da população adulta;
  • aproximar os leitores adultos da literatura;
  • melhorar as práticas de comunicação e educação para todos.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências de leitura através de um sistema inovador de leitura inteligente que avalia a complexidade de textos e sugere leituras apropriadas ao nível de literacia do utilizador. Pode ser usado por formadores na criação ou adaptação de textos com o nível de complexidade adequado aos leitores. O projeto visa também estabelecer e monitorizar a relação entre a melhoria das competências de leitura e outras competências fundamentais (como numeracia e competências digitais), competências transversais (incluindo competências técnicas, de comunicação, de trabalho em equipa, relação com o cliente, resolução de problemas, etc.) e aspetos como motivação, cidadania e bem-estar. A implementação do iREAD4Skills beneficiará, ainda, do contacto e envolvimento com a população-alvo através dos Centros Qualifica, com os quais o PNL2027 vem desenvolvendo, desde 2017, o projeto Ler+ Qualifica.

Este projeto, que recebeu um financiamento Horizon de 2023 a 2026, é gerido por um consórcio, coordenado pela Universidade NOVA FCSH e com a participação de, para além do PNL2027, outros parceiros nacionais e internacionais:

  • INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento)
  • UCL (Université Catholique de Louvain)
  • LISER (Luxembourg Institute of Socio Economic Research)
  • UAB (Universidade Autónoma de Barcelona)
  • USC (Universidade de Santiago de Compostela)
  • MS (Mindshaker, Serviços informáticos, Lda).

O lançamento do projeto decorreu nos dias 15 e 16 de março de 2023, no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa.

O desenho do projeto teve a sua origem em 2020, tendo propiciado uma primeira candidatura ao Solve.MIT / Gulbenkian Award for Adult Literacy, com o objetivo de encontrar financiamento e parceiros interessados no desenvolvimento destes instrumentos, tendo em conta o seu forte potencial para os organismos públicos, escolas, serviços de saúde, bibliotecas, empresas, editoras e tantas outras entidades de Portugal ou dos países de Língua oficial Portuguesa.

Disclaimer: Le point de vue et les opinions exprimés proviennent des auteurs uniquement et ne reflètent pas nécessairement ceux de l’Union européenne ou de l’Agence exécutive européenne de la recherche. Ni l’Union européenne ni l’autorité d’octroi ne peuvent en être tenues responsables.

Contactez-nous
Réseaux sociaux