Skip to main content

CLIPPING

lunes, septiembre 18, 2023

Adultos a Ler

Fonte: PNL2027

iREAD4Skills é um projeto de leitura+ fácil, que pretende combater as baixas competências e práticas de leitura e escrita dos adultos através de uma solução digital integrada com ferramentas automáticas para português europeu. Estas ferramentas asseguram a análise, classificação e conversão de obras literárias e de textos científicos e informativos mais complexos e formais para os níveis + Fácil (A1-A2) e + Claro (B1).

Com esta solução tecnológica pretende-se:

  • desenvolver as capacidades de leitura e o gosto pela aprendizagem e pelo conhecimento humanístico, científico e digital da população adulta;
  • aproximar os leitores adultos da literatura;
  • melhorar as práticas de comunicação e educação para todos.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências de leitura através de um sistema inovador de leitura inteligente que avalia a complexidade de textos e sugere leituras apropriadas ao nível de literacia do utilizador. Pode ser usado por formadores na criação ou adaptação de textos com o nível de complexidade adequado aos leitores. O projeto visa também estabelecer e monitorizar a relação entre a melhoria das competências de leitura e outras competências fundamentais (como numeracia e competências digitais), competências transversais (incluindo competências técnicas, de comunicação, de trabalho em equipa, relação com o cliente, resolução de problemas, etc.) e aspetos como motivação, cidadania e bem-estar. A implementação do iREAD4Skills beneficiará, ainda, do contacto e envolvimento com a população-alvo através dos Centros Qualifica, com os quais o PNL2027 vem desenvolvendo, desde 2017, o projeto Ler+ Qualifica.

Este projeto, que recebeu um financiamento Horizon de 2023 a 2026, é gerido por um consórcio, coordenado pela Universidade NOVA FCSH e com a participação de, para além do PNL2027, outros parceiros nacionais e internacionais:

  • INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento)
  • UCL (Université Catholique de Louvain)
  • LISER (Luxembourg Institute of Socio Economic Research)
  • UAB (Universidade Autónoma de Barcelona)
  • USC (Universidade de Santiago de Compostela)
  • MS (Mindshaker, Serviços informáticos, Lda).

O lançamento do projeto decorreu nos dias 15 e 16 de março de 2023, no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa.

O desenho do projeto teve a sua origem em 2020, tendo propiciado uma primeira candidatura ao Solve.MIT / Gulbenkian Award for Adult Literacy, com o objetivo de encontrar financiamento e parceiros interessados no desenvolvimento destes instrumentos, tendo em conta o seu forte potencial para os organismos públicos, escolas, serviços de saúde, bibliotecas, empresas, editoras e tantas outras entidades de Portugal ou dos países de Língua oficial Portuguesa.

Exención de responsabilidad: Los puntos de vista y las opiniones aquí expresados pertenecen únicamente a los autores y no reflejan necesariamente los de la Unión Europea o los de la Agencia Ejecutiva Europea de Investigación. Ni la Unión Europea ni la autoridad otorgante pueden ser considerados responsables de los mismos.

Redes sociales