CLIPPING
NOVA FCSH lidera projeto europeu de 2,7 milhões para desenvolver sistema de leitura inteligente
Fonte: O Novo
Investigadora Raquel Amaro explica que o objetivo é avaliar a complexidade dos textos e sugerir leituras adequadas e de acordo com o nível de literacia do utilizador, promovendo o desenvolvimento das competências de leitura.
Avaliar e reduzir lacunas nas competências de leitura de adultos com baixa literacia, estabelecendo e monitorizando a relação entre a melhoria destas competências e outras aptidões básicas e transferíveis é o objetivo do projeto “iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development”.
O projeto, um dos três distinguidos pelo programa Horizonte Europa no tópico “Um futuro sustentável para a Europa”, é liderado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e coordenado por Raquel Amaro, docente do Departamento de Linguística e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. As investigadoras Susana Correia e Chiara Barbero integram a equipa.
Com um financiamento de 2,7 milhões de euros, trata-se do primeiro projeto colaborativo do Programa-Quadro onde a NOVA FCSH assume o papel de entidade coordenadora, cabendo-lhe cerca de 415 mil euros.
“O projeto surge do entendimento de que as competências de leitura são fundamentais para adquirir conhecimentos técnicos e científicos, quer em contextos formais de educação e formação, quer em contextos práticos e empíricos de trabalho”, afirma Raquel Amaro.
Num contexto de investigação inovadora sobre transformações sociais e económicas, acrescenta: a “equipa internacional vai desenvolver um sistema de leitura inteligente que avalia a complexidade dos textos e sugere leituras adequadas de acordo com o nível de literacia do utilizador, promovendo o desenvolvimento das competências de leitura”.
Além da NOVA FCSH, o consórcio integra outras oito entidades: INESC-ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Ministério da Educação e Ciência, Université Catholique de Louvain, Universitat Autònoma de Barcelona, Universidad de Santiago de Compostela, Mindshaker – Serviços Informáticos, Lda e LISER – Luxembourg Institute Of Socioeconomic Research.