Skip to main content

CLIPPING

Monday, September 18, 2023

NOVA FCSH lidera projeto europeu de 2,7 milhões para desenvolver sistema de leitura inteligente

Fonte: O Novo

Investigadora Raquel Amaro explica que o objetivo é avaliar a complexidade dos textos e sugerir leituras adequadas e de acordo com o nível de literacia do utilizador, promovendo o desenvolvimento das competências de leitura.

Avaliar e reduzir lacunas nas competências de leitura de adultos com baixa literacia, estabelecendo e monitorizando a relação entre a melhoria destas competências e outras aptidões básicas e transferíveis é o objetivo do projeto “iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development”.

O projeto, um dos três distinguidos pelo programa Horizonte Europa no tópico “Um futuro sustentável para a Europa”, é liderado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e coordenado por Raquel Amaro, docente do Departamento de Linguística e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. As investigadoras Susana Correia e Chiara Barbero integram a equipa.

Com um financiamento de 2,7 milhões de euros, trata-se do primeiro projeto colaborativo do Programa-Quadro onde a NOVA FCSH assume o papel de entidade coordenadora, cabendo-lhe cerca de 415 mil euros.

“O projeto surge do entendimento de que as competências de leitura são fundamentais para adquirir conhecimentos técnicos e científicos, quer em contextos formais de educação e formação, quer em contextos práticos e empíricos de trabalho”, afirma Raquel Amaro.

Num contexto de investigação inovadora sobre transformações sociais e económicas, acrescenta: a “equipa internacional vai desenvolver um sistema de leitura inteligente que avalia a complexidade dos textos e sugere leituras adequadas de acordo com o nível de literacia do utilizador, promovendo o desenvolvimento das competências de leitura”.

Além da NOVA FCSH, o consórcio integra outras oito entidades: INESC-ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Ministério da Educação e Ciência, Université Catholique de Louvain, Universitat Autònoma de Barcelona, Universidad de Santiago de Compostela, Mindshaker – Serviços Informáticos, Lda e LISER – Luxembourg Institute Of Socioeconomic Research.

Disclaimer: Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Research Executive Agency. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

Newsletter
Social media